top of page
Buscar

Sindicato conquista 8 meses de estabilidade de emprego para todos os trabalhadores da CBA


Mesmo diante de um cenário econômico complicado mundial, o Sindicato dos Metalúrgicos de Alumínio e Mairinque conquistou a estabilidade de emprego para todos os trabalhadores da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) pelos próximos 8 (oito) meses.

Conquista que foi possível após diversas rodadas de negociação que envolveram diversos assuntos, dentre estes, a estabilidade de emprego, a antecipação da negociação da Data Base 2020 com o pagamento do índice do INPC acumulado do período de 12 meses (nov/19 a out/20) em novembro de 2020, renovação de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho, renovação da estabilidade de 36 meses para os companheiros que estão em vias de aposentadoria, o pagamento do PPR, entre outros assuntos.

Também foi discutido a fixação dos turnos de revezamento da fábrica e para amenizar os impactos financeiros aos empregados, foi possível chegar a uma proposta que foi apresentada em Assembleias, realizada em diversos setores da fábrica durante todo o dia de hoje (10).

Com aprovação por unanimidade dos presentes nas Assembleias ficaram definidos e aprovados os seguintes acordos:

· Estabilidade de emprego de 8 meses;

· Antecipação da Data Base 2020 com o pagamento do índice do INPC acumulado do período (nov/19 a out/20), em novembro;

· Renovação da estabilidade de 36 meses para os companheiros que estão em vias de aposentadoria;

· Renovação de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho;

· Ficou mantido o pagamento do PPR; gerando renda na cidade;

· 40 horas não mexe!

· Retornar com as atividades das empresas colaboradoras que são representadas por esta entidade sindical; assim os empregados poderão voltar a trabalhar, bem como, novas contratações poderão ser realizadas;

· Fixação dos turnos de revezamento 6x2 fixo da fábrica; manter um pagamento de bonificação definitiva para os empregados: 17,5% sobre o salário base para os empregados com turnos fixados no horário da tarde e 11% sobre o salário base para os empregados com turnos fixados no horário da manhã; Pagamento de abono em única parcela, no dia 7 de agosto, tendo como base de cálculo 07 meses, para os turnos: tarde que correspondente a 24,3% sobre salário base, manhã que corresponde a 30,8% sobre o salário base; entre outros.

· O Sindicato também conseguiu bonificação para o pessoal da noite;

· Para os empregados da TP fixação escala 6x1, abono referente a 4 meses do valor do ATI. E o turno da tarde receberá uma bonificação definitiva de 5,6 sobre o salário base, seguindo a mesma lógica de diferenciação entre os turnos, como medida de atração e retenção.

· Entre outros avanços.

Nossa luta consiste em beneficiar os mais de 4 mil funcionários de 5 cidades da região (Alumínio, Mairinque, São Roque, Sorocaba e Votorantim). Vamos vencer esta crise que assola o país! Vamos vencer esta pandemia do Covid-19!

O Trabalhador também está dando sua colaboração! Juntos, somos mais fortes!






Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Alumínio e Mairinque

bottom of page