top of page
Buscar

Recontratações passam pelo Sindicato


A portaria do governo 16.655/20, publicada na terça, 14 de julho de 2020, no Diário Oficial da União, autoriza durante o estado de calamidade pública da Covid-19 a recontratação de funcionário dentro de 90 dias.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico do Sindicato, defende que o movimento sindical aproveite esta “brecha” e entre pra valer nas negociações com as empresas para garantir as recontratações, mas só com o aval do Sindicato, sem que haja perdas de salário, direitos e benefícios.

Chico lembra que já foram demitidos nesta pandemia mais de 1 milhão e meio de trabalhadores e, neste sentido, as recontratações serão muito bem vindas para as famílias dos trabalhadores, para a sociedade e para a retomada da economia.

“O cuidado que temos de ter é evitar a ação dos maus patrões, que podem querer demitir, causando a terrível rotatividade e fraudando as recontratações, com pagamento menor para os trabalhadores”, diz Chico.

“Mas o movimento sindical é forte, inteligente e capaz de entrar neste debate, participando das negociações e incentivando as recontratações de forma justa. Nos deixaram de lado em muitas ocasiões nos últimos anos e nesta crise atual. Chegou a hora de mostrarmos para a sociedade brasileira que somos protagonistas e essenciais para a retomada da economia e do emprego”, finaliza.


Fonte: CNTM/Val Gomes

bottom of page