top of page
Buscar

MPT ressalta a importância das negociações coletivas

Em postagem feita no último domingo (31), no Facebook, o Ministério Público do Trabalho (MPT) deu ênfase às negociações coletivas entre trabalhadores – representados pelos seus respectivos sindicatos – e empregadores.  

No ponto de vista do MPT, as negociações coletivas, bem como as convenções coletivas, estão sendo eficientes e essenciais para garantir sustentabilidade social, liberdade sindical e enfrentamento consciente da pandemia de COVID-19. 

“Os acordos e convenções coletivas de trabalho são importantes instrumentos para a superação dos desafios decorrentes dos impactos da pandemia de Covid 19 à saúde dos trabalhadores, às questões de empregabilidade, garantia de renda e sustentabilidade financeira das empresas”, expõe a postagem. 

Para o presidente do Sindicato e da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEDMETALSP), Eliseu Silva Costa, o posicionamento do MPT  reforça o modo de atuação dos sindicatos.  

“Além de expôr as fraquezas das políticas públicas de saúde, a pandemia também aprofundou ainda mais a crise econômica do país. Os trabalhadores, por sua vez, são primeiros a sentir os impactos: queda na renda e o medo constante de ficar desempregado. Neste período, os sindicatos vêm exercendo um papel fundamental de apresentar o ponto de vista dos companheiros e companheiras na mesa de negociação, mesmo com as adversidades geradas pela pandemia”, declarou o presidente. 



Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí




bottom of page