top of page
Buscar

Mococa: Metalúrgicos aprovam pauta

O Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região realizou inúmeras assembleias da Campanha Salarial 2020, nas portas de fábrica, com a aprovação por parte da grande maioria da categoria metalúrgica da pauta de reivindicações e com a autorização por meio de assinaturas dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Sindicato e a Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo assinarem os Acordos e a Convenção Coletiva de Trabalho.

A Campanha Salarial 2020 é unificada com os demais sindicatos filiados à Federação e à Força Sindical, representando em torno de 800 mil metalúrgicos em todo o Estado de SP, com data-base em 1º de novembro, na luta por reajuste salarial digno e manutenção das cláusulas, conquistas e direitos da Convenção Coletiva de Trabalho, que são superiores à legislação.

A pauta de reivindicações foi agendada para ser entregue para os sindicatos patronais nesta quinta, 24 de setembro, de forma eletrônica, respeitando assim o distanciamento social recomendado pelos cientistas, profissionais da saúde e autoridades responsáveis pelo combate à propagação do coronavírus.

Para Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico, presidente do Sindicato e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP, mesmo em um momento econômico, político e social difícil para o País, com a crise acentuada pela Covid-19, o setor metal-mecânico não sucumbiu, tendo inclusive melhorado de situação produtiva nos últimos três meses.

“Neste cenário produtivo para o nosso setor, temos certeza que faremos boas negociações, de alto nível, com os grupos patronais ou diretamente com os empresários, conquistando o reajuste salarial, o abono e a manutenção das cláusulas sociais da Convenção”, diz Chico do Sindicato.

Vale destacar que o INPC/IBGE deverá estar em novembro, período da data-base da categoria, entre 3 e 3,5%, sendo este o parâmetro para a conquista do reajuste e do abono salarial. Os constantes aumentos do custo da cesta básica também devem entrar na mesa de negociação, para que os patrões levem em consideração esta dura realidade no cotidiano das famílias.

“A categoria metalúrgica merece ser reconhecida pelo esforço de não parar a produção, mesmo neste período da pandemia, precisa ter a garantia das conquistas anteriores dos Acordos e da Convenção Coletiva e os salários dos trabalhadores precisam voltar a ter poder de compra para o sustento de suas famílias, para manter o consumo aquecido e a roda da economia continuar girando sem parar, sem estagnação. Todos ganharão com isto: a classe trabalhadora, os empresários, a economia e a sociedade de um modo geral”, diz Chico do Sindicato.



Fonte: Val Gomes/Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa

bottom of page