top of page
Buscar

Ditadura nunca mais!




Vivemos um período de muitas informações falsas. Hoje, em pleno 2021, dizer que o golpe de 1964 foi bom para o Brasil é uma grande fake news. Quem acredita nisto ignora os fatos históricos, tem propensão ao autoritarismo, à violência e à maldade e/ou, por possuir algum problema psicológico, precisaria estar em tratamento médico.

Como pode ser considerado bom um regime que coibia a liberdade expressão, censurava opiniões divergentes, cassava direitos políticos, reduzia direitos dos trabalhadores, aumentava a desigualdade social, perseguia, torturava, fazia desaparecer e matava pessoas?

Além de políticos e empresários progressistas, professores, estudantes, cientistas, religiosos, jornalistas e artistas etc., também foram perseguidos indígenas, camponeses e líderes do movimento sindical e trabalhadores. Dois casos na base metalúrgica de São Paulo são emblemáticos. O operário Manoel Fiel Filho foi torturado e morto, em 1976, aos 49 anos, e o operário Santo Dias, morto aos 37 anos por um policial em uma greve de 1979.

Para quem ainda não sabe, entre as consequências de 21 anos de ditadura (1964-1985), tivemos também o aumento da corrupção, pois não havia liberdade para investigar os crimes dos militares, o aumento do endividamento do Brasil, inflação alta e crise econômica.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região, fundado em 1965, sempre se posicionou contra a exploração da classe trabalhadora e o autoritarismo, participou do movimento Diretas Já de 1984 e das demais lutas pela redemocratização que culminaram com a eleição do civil Trancredo Neves, em 1985, a Constituição Federal de 1988 e as eleições diretas de 1989, a primeira após os 21 anos de ditadura.

Viva a democracia, a liberdade, o diálogo, o desenvolvimento, a ciência e a justiça social!

Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e região e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP.

bottom of page