Buscar

Dia Internacional das Mulheres




Dia Internacional da Mulher


Hoje comemoramos mais um Dia Internacional da Mulher e, por incrível que pareça, muitos ainda se perguntam da necessidade de se ter uma data específica como esta. A data, além de existir em função das duras conquistas femininas, na realidade é a marca que nos faz refletir sobre a importância das mulheres na vida de todos nós, seres humanos. Mas a necessária reflexão é muito mais do que isso. Infelizmente.

Mulheres ainda são largamente discriminadas nesse país em todos os sentidos. Mulheres no mercado de trabalho ainda possuem espaços restritos e salários menores no exercício das mesmas funções masculinas e ainda são responsáveis, no geral, pela chamada terceira jornada de trabalho. Milhares de mulheres ainda são diariamente violentadas por assédio e são agredidas física e psicologicamente em seus lares, seus empregos, nas ruas ou em quaisquer lugares que estejam. Enfim, dentre tantas mazelas cotidianas, mulheres ainda têm de lutar por seus direitos básicos de sobrevivência e igualdade.

Portanto, hoje, dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher exige muito mais do que reconhecimento às mães, esposas, filhas, netas, funcionárias ou amigas. Exige uma postura de luta por direitos e deveres iguais. Exige que reconheçamos as igualdades respeitando as diferenças com consciência.


Eliseu Silva Costa

Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo