top of page
Buscar

Decisão desastrosa

A decisão do Copom (Comitê de Política Econômica) é um desastre para a economia brasileira. Infelizmente, o Brasil continua com uma das maiores taxa de juros do mundo. Infelizmente, continuamos com uma absurda Taxa Básica de 13,75%.a.a..

O aperto monetário do Banco Central está asfixiando não só a atividade econômica e a indústria, mas também o consumo das famílias, a produção e a geração de novos postos de trabalho.

Essa política derruba a atividade econômica, deteriora o mercado de trabalho e a renda, aumenta o desemprego e diminui a capacidade de consumo das famílias e, mais, reduz a confiança e os investimentos dos empresários, o que compromete a capacidade de crescimento econômico futuro.

O movimento sindical brasileiro quer que o Comitê de Política Monetária (Copom) reduza urgentemente a taxa básica de juros. Exortamos o Banco Central, a quem o Copom é subordinado, a considerar outros fatores ao redor e repensar a estrutura do sistema de metas, extremamente conservadora.

Os trabalhadores cobram agilidade e reduções eficazes dos juros para facilitar o crescimento da economia e para reduzir a dívida pública, estimular a produção industrial – que se encontra estagnada –, aumentar o consumo e gerar empregos de qualidade.


Miguel Torres

Presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes





bottom of page