top of page
Buscar

Brasileiro “Ainda Estou Aqui” ganha o Oscar 2025 de filme internacional

  • Fedmetal
  • 3 de mar. de 2025
  • 2 min de leitura


Parabenizamos toda equipe do filme “Ainda Estou Aqui” pela conquista do Oscar 2025 de melhor filme internacional, em cerimônia realizada em Los Angeles (EUA), no dia 2 de março, em pleno domingo de Carnaval aqui no Brasil, um fato que tornou a vitória ainda mais festiva, alegre, coletiva e emocionante.

Parabéns também à Fernanda Torres que  disputou a estatueta de melhor atriz por sua interpretação em “Ainda Estou Aqui”, que também concorria ao Oscar de melhor filme.

Este momento brilhante para toda a equipe da obra cinematográfica, que com certeza continuará fazendo sucesso e enchendo as salas de exibição, é também muito relevante para o cinema brasileiro e para todos os profissionais que atuam ou atuarão na área que, vale salientar, gera empregos e contribue com o desenvolvimento econômico e cultural do País.

Dirigido por Walter Salles, o filme é baseado no livro homônimo do escritor Marcelo Rubens Paiva, que conta a história de sua mãe Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres), que tornou-se ativista política após seu marido, o jornalista Rubens Paiva, ter sido sequestrado e morto pela ditadura militar.

Além do aspecto artístico, o filme “Ainda Estou Aqui” tem o mérito de reforçar a importância histórica de quem lutou contra o autoritarismo e contribuiu com a redemocratização do País.

É, portanto, muito educativo para quem ainda não conhecia os horrores e os crimes cometidos, inclusive com perseguições, torturas e assassinatos de trabalhadores metalúrgicos (exemplos: Manoel Fiel Filho e Santo Dias), pelo regime autoritário e repressor instalado no Brasil com o golpe político de 1964 e encerrado só em 1985, com a eleição do civil Tancredo Neves, depois de muitas lutas de resistência à ditadura militar e mobilizações históricas como o movimento Diretas, Já! de 1984.

É neste sentido que hoje no Brasil nós exigimos punição exemplar, sem anistia, aos “falsos patriotas” que tentaram recentemente dar um novo golpe contra o Estado Democrático de Direito (fato: invasão da Praça dos Três Poderes no Distrito Federal, com destruição do patrimônio público e obras de arte, em 8/1/23) e aos que planejaram assassinar o presidente Lula, o vice Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. Ditadura nunca mais. Viva a Democracia!

 

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, e diretorias


Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes/Val Gomes


 
 
 

Comentários


FEDERAÇÃO DOS METALÚRGICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO 
Rua Pará, 66 - Higienópolis - São Paulo - SP - Tel.: 3217--5255

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Logo-Z-novo.jpg
bottom of page