Buscar

Nossa Luta é pela Vida - Mensagem de Fim de Ano



Passamos um ano terrível em todos os sentidos. De repente nos deparamos com um inimigo desconhecido e que matou mais de 180 mil brasileiros até o momento. Demos de cara com a urgência, a emergência, o medo e a ausência de certezas. Mudamos hábitos, nos distanciamos fisicamente e nos vimos perplexos diante de tanta impotência. Que ano difícil.

Dia após dia fomos nos adaptando a esta realidade incerta e perversa, buscando caminhos para continuarmos vivos e atuantes em nosso papel de atores sociais que defendem os trabalhadores. Acuados pelo vírus e por um governo insensível aos problemas sociais, passamos a agir quase que cegamente, guiados apenas por nossas convicções e possibilidades momentâneas. Que ano complicado.

Da forma que pudemos, passamos a defender à qualquer custo empregos e a saúde dos trabalhadores. Negociamos protocolos com os setores patronais, acompanhamos de perto cada avanço ou retrocesso que pudessem atingir nossos direitos e nos colocamos na linha de frente, nas portas das fábricas, nos locais de trabalho esclarecendo, levando informações e tentando garantir cada posto de trabalho, atentos e atuantes a cada tentativa de precarização ainda maior dos mesmos. Que ano triste.

Sim, foi um ano difícil, um ano complicado, um ano triste mas, se pensarmos bem, nada fizemos de diferente que nossa obrigação sempre nos levou a fazer. Ou seja, nos mantivemos firmes na luta pelos direitos da classe trabalhadora. E assim será sempre. Nestas datas em que paramos para refletirmos um pouco mais sobre tudo, acredito que cumprimos nosso papel. Não existe um “novo normal”, apenas uma nova “forma” e certamente todo o mundo está aprendendo a agir dentro dela.

Sabemos que nada disso termina agora em 2020. Sabemos que o ano que vem será tanto ou mais turbulento que este e portanto, não iremos parar com nosso cotidiano em prol da solidariedade, da união e da mobilização dos trabalhadores na defesa de seus interesses. “Esperança” talvez seja o único sentimento que devamos expressar nesse momento. Esperança na ciência, no bom senso, na permanência de nossos valores por dias melhores.

Desejamos a todos um Natal e um Ano Novo de muita reflexão e com saúde. Vamos comemorar apenas o bem mais precioso que todos temos, afinal de contas, nossa luta sempre foi e sempre será pela vida!


Eliseu Silva Costa

Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo




FEDERAÇÃO DOS METALÚRGICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO 

Rua Pará, 66 - Higienópolis - São Paulo - SP - Tel.: 3217--5255

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
logo z.jpg