Buscar

Missa de 1º de Maio conforto, paz e inspiração aos trabalhadores


Após dois anos seguidos de distanciamento social, o Sindicato dos Metalúrgicos realizou a tradicional Missa de 1º de Maio em louvor a São José Operário, Padroeiro dos Trabalhadores, em formato presencial. Celebrada no Espaço M do Clube de Campo, pelo Padre Leandro Megeto, o ato litúrgico também foi transmitido ao vivo, pela internet.


Tradição mantida pelo Sindicato há 34 anos, a missa em ação de graças a São José deste ano foi muito significativa aos representantes dos trabalhadores, já que em um período de profunda complexidade da conjuntura trabalhista as pessoas tendem a buscar conforto, paz e inspiração na religião.

“Vivemos tempos difíceis. Saímos de uma pandemia que afetou milhões de pessoas. Temos mais de 11 milhões de desempregados. Ainda hoje, pessoas sofrem com o flagelo, com a fome. Por conta da falta de um trabalho digno, cresce nas cidades o número de moradores de rua, de pessoas que vivem em vulnerabilidade social “, pontuou o Padre Leandro em sua homília.


O pároco apresentou o entendimento sobre os impactos gerados pelos desmandos nas esferas social e política. “Nós podemos ver de uma maneira muito intensa as consequências do pecado social, da corrupção, da ganância, afetando a história do nosso povo”.

“Só há um jeito de viver inserido em nossa sociedade. Diante de todos os desafios, temos que olhar ao Senhor vivendo em comunidade. Assim, o trabalho de nossas mãos frutificará em obras divinas e aí o milagre aparecerá. Quando o Senhor está presente, a rede nunca fica vazia”, completou o Padre Leandro.

Durante o ato, houve a benção aos trabalhadores, às carteiras de trabalho e ferramentas.


Para Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato, a tradicional missa de 1º de Maio oferece uma oportunidade de reflexão sobre o trabalho e a vida.

“Que essa bênção entre nos corações das pessoas e nos fortaleça para enfrentar esses tempos difíceis. Saímos daqui com a missão de trabalhar firme para que os trabalhadores possam ter dias de paz, amor e prosperidade”, disse Eliseu.