top of page
Buscar

Metalúrgicos do Estado de SP debatem o fortalecimento do movimento sindical


A Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, presidida por Eliseu Costa, reuniu seus sindicatos filiados nesta quinta, 2 de março de 2023, para a apresentação do esboço de um projeto que visa fortalecer o movimento sindical e as negociações coletivas.

O resumo das propostas foi apresentado por Altair Garcia, do Dieese da CNTM.

Presente ao encontro, Miguel Torres, presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, destacou a importância de todos os dirigentes apresentarem propostas para que o projeto seja amplamente debatido. “Precisamos aproveitar o momento político para fortalecer o movimento sindical, as negociações coletivas e mostrar à opinião pública que o sindicalismo brasileiro é atuante e representativo”.

Eliseu Costa, presidente da Federação, encaminhou o esboço para todas as entidades metalúrgicas fazerem suas reflexões e propostas. “Nossa união e participação são essenciais”.

Miguel Torres também disse que os pontos sensíveis da reforma trabalhista de 2017 devem ser revistos. Para ele é preciso garantir a ultratividade, a homologação com assistência dos sindicatos, uma nova redação para a terceirização, fortalecer as negociações coletivas e as entidades sindicais, avançar a política de valorização do salário mínimo, equacionar o trabalho por aplicativo e se mobilizar para enfrentar os interesses de grupos conservadores que buscam enfraquecer o movimento sindical.


Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo/Val Gomes

Comentários


bottom of page