top of page
Buscar

Metalúrgicos de Osasco: 60 anos de Lutas!



No próximo dia 23, o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região completará 60 anos de uma História de lutas, conquistas e organização. É, sem dúvida, um momento de muito orgulho para os trabalhadores metalúrgicos de toda nossa base e, particularmente, para mim, que tive o privilégio de presidir e de ser diretor deste sindicato que faz, sem dúvida alguma, parte ativa e positiva nas lutas e momentos de resistência da classe trabalhadora em nosso país.

A força dos metalúrgicos de Osasco e Região mostrou-se desde a sua fundação, em 1963, no mesmo ano em que Osasco tornou-se município independente de São Paulo. Organizar a categoria para a fundação da entidade já foi um grande avanço para uma melhor representação e organização dos trabalhadores naquela época. No entanto, com apenas um ano de existência, em 1964, nosso sindicato foi colocado à prova diante de uma intervenção gerada pelo Golpe militar de 1964. Apesar da forte repressão, a categoria deu sua resposta rapidamente ao regime antidemocrático da época e promoveu a primeira greve do setor em 1968, o que marcou definitivamente a História de organização, resistência e luta da categoria metalúrgica de Osasco e Região.

Desde então, nosso Sindicato esteve à frente de todos os momentos políticos enfrentados pelo país, sem abrir mão da cotidiana luta pelos direitos dos trabalhadores. Em todo o processo de redemocratização, na luta pelas “Diretas Já!”, contra a carestia, por Convenções Coletivas cada vez melhores, pelas 44 horas semanais de trabalho, por Participação nos Lucros e Resultados, manutenção de postos de trabalho e tudo o mais que possa significar garantias e avanços para a categoria metalúrgica, lá esteve o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região à frente.

Certamente, esta História continua! Nosso compromisso com os trabalhadores e suas famílias está em nossa origem, em nosso tempo de existência no passado, no presente e no futuro. Tempos difíceis para os trabalhadores novamente se estabeleceram no país, mas tenho a absoluta certeza de que com nossa permanente capacidade de organização e resistência, já estamos caminhando para dias melhores e mais justos para a classe trabalhadora brasileira.

Me orgulho de ser Metalúrgico, Sócio e Diretor deste sindicato histórico que, naturalmente, sempre fez parte de minha própria História. Vida longa ao Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco! Vida longa e justa à toda classe trabalhadora brasileira!


Claudio Magrão

Secretário Geral da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo e Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco

Commentaires


bottom of page