Buscar

Guarulhos: Seminário debate conjuntura e desafios da categoria

O Seminário de Avaliação e Planejamento do Sindicato começou nesta quinta (10). O evento, que acontece no Hotel Fazenda Vista Linda (Vargem), reúne diretoria e assessorias, bem como especialistas convidados. Pela manhã, debatemos a conjuntura econômica, os ataques do governo aos trabalhadores e os desafios do movimento sindical.

A abertura foi feita pelo presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), que convidou Eliseu Silva Costa, presidente da Federação dos Metalúrgicos de São Paulo para a saudação. Eliseu parabenizou a organização do evento, defendeu a unidade dos trabalhadores e também pediu a todos o empenho pela vacinação em massa.

Ele diz: “Temos enorme responsabilidade. Temos que corresponder à confiança dos trabalhadores em nosso mandato. Também temos perder o medo de debater política, elegendo governos melhores, bons deputados e senadores comprometidos com o povo”.


Economia - Diretor-técnico do Dieese, o professor Fausto Augusto Júnior palestrou sobre Conjuntura econômica e desafios do sindicalismo. Ele criticou os problemas da Reforma Trabalhista de Temer, terceirização e precarização. Também apontou soluções para a sobrevivência e organização dos Sindicatos. “Precisamos ganhar as bases, com representatividade, construir propostas sindicais, debater com seriedade e unir os trabalhadores”, alertou Fausto.

Após a palestra, os diretores debateram, opinaram, tiraram dúvidas e fizeram perguntas ao palestrante do Dieese. A manhã foi encerrada com a fala do presidente Cabeça. Ele ressaltou, mais uma vez, a importância da sindicalização e de os Sindicatos terem receita, a fim de comandar as lutas, investir em qualificação e buscar melhorias nas fábricas.

Mais - O seminário segue nesta quinta (8) até as 18h30. À tarde, os diretores do Sindicato vão prestar contas das atividades setoriais e apresentar propostas. Haverá também oficina sobre fotografia, vídeo e uso mais efetivo das mídias digitais. O seminário termina com apresentação do economista Rodolfo Viana, responsável pela subseção do Dieese em nossa entidade.

Assista - A primeira parte do nosso seminário foi transmitida ao vivo pelo Facebook.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos/Agência Sindical