Federação dos Metalúrgicos inicia Campanha Salarial 2023/24
A categoria metalúrgica entrou oficialmente em Campanha Salarial nesta terça-feira, 22, quando dirigentes dos 54 sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo aprovaram o início das discussões em assembleia, realizada na Federação. A luta será por aumento real, valorização do piso salarial, 40 horas semanais, cláusulas específicas para as mulheres, entre outros.
A partir de agora, cada entidade vai iniciar a mobilização nas fábricas que atua para reforçar a organização da categoria, que vai se organizar para construir a pauta de reivindicações que será entregue e negociada com os grupos patronais. Em Osasco, a assembleia deve acontecer em setembro.
Mobilização
A necessidade de reforçar a mobilização nas fábricas também foi ressaltada pelo presidente da Federação, Eliseu da Costa. “Temos que mobilizar a categoria, se não tiver mobilização não teremos boa negociação, porque quando os patrões sabem que as bases estão mobilizadas facilita muito a negociação. Depende de nós melhorarmos o poder aquisitivo, essa missão é nossa, é de toda categoria”, disse.
Conjuntura Econômica
Na assembleia, os dirigentes também debateram a conjuntura econômica do Brasil. A Federação compartilhou dados importantes do Banco Central que projetam uma inflação de 4,69%, no período da data-base da categoria, 1º de novembro. Este percentual é uma projeção, então ela pode variar para mais ou para menos.
Rodolfo Viana, técnico do Dieese, compartilhou alguns dados que podem contribuir com a categoria, durante as negociações. Entre eles, a geração de emprego no setor. Neste ano, a metalurgia atingiu 874.879 postos de empregos no estado de São Paulo. É a melhor marca desde 2015, quando o setor tinha 880.112 no estado.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco/ Auris Souza
Comments