top of page
Buscar

Dia das Mães, Dia da Vida!



Hoje comemoramos mais um Dia das Mães. Certamente é a data comemorativa mais importante para a humanidade. Afinal, o que seria da mesma sem estas mulheres que acolhem, geram, adotam, cuidam, educam, cumprem seu destino biológico e posteriormente social com um único sentimento tão subjetivo quanto a vida? Como definir a maternidade sem pensarmos na forma mais sublime que possamos imaginar em definir o Amor?


E pensar que ainda assim negligenciamos de várias formas estes seres iluminados. Em uma sociedade ainda basicamente machista e patriarcal, mulheres mães trabalham muito mais do que qualquer homem e recebem menos por isso. No mundo do trabalho, homens patrões não gostam nada de licenças maternidade ou coisas do gênero. No mundo do “lar”, mulheres mães se desdobram para atender as necessidades de filhos e maridos na manutenção de suas famílias. No mundo cotidiano, as mães são as vítimas da violência física, psicológica e moral, dentre outras tantas violências.


Portanto, nesse dia que consideramos tão especial para a humanidade, todos nós homens e mulheres devemos pensar e repensar nossas atitudes diante do que consideramos sagrado: nossas mães que também são mães de nossos filhos e filhas, esposas, avós, trabalhadoras, companheiras, seres únicos que cumprem seu papel social muitas vezes sem o reconhecimento necessário.


Parabéns a todas as nossas mães. Àquela que nos gerou ou adotou e a todas aquelas que cumprem naturalmente o milagre da geração e da perpetuação de todas as espécies. Para seus filhos vocês são únicas, mas para a Vida e toda a sua eterna repetição, vocês são o extremo da força da Natureza!


Eliseu Silva Costa

Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo

Comments


bottom of page