top of page
Buscar

Campanha Salarial e a Participação do Trabalhador



A Campanha Salarial de 2024/25 está começando. Os Sindicatos de Metalúrgicos de todo o Estado de São Paulo já estiveram reunidos para dar início ao processo de negociações com o setor patronal este ano e que, basicamente, irá definir o reajuste salarial da categoria e a manutenção dos direitos contidos na Convenção Coletiva de Trabalho.

Este é o momento em que, todos os anos, o trabalhador mais procura seu sindicato para saber, principalmente, quanto será o reajuste em seu salário à partir do mês de novembro e, é exatamente agora que a participação dos trabalhadores junto aos seus sindicatos assume uma importância que definirá tudo o que acontecer em mais esta campanha salarial.

Em primeiro lugar, é preciso que a categoria metalúrgica entenda que, sem o seu sindicato, não haverá reajuste salarial ou garantia de direito algum de forma coletiva e, em segundo lugar, é preciso que o trabalhador entenda que ficar apenas esperando o resultado das negociações entre seus sindicatos e os patrões, em nada ajudará a todos e a si mesmo.

É preciso participação. Nada foi ou será conquistado sem que os trabalhadores participem e fortaleçam as suas reivindicações através de seus sindicatos. O entendimento de que apenas com a participação de todos atingiremos benefícios para cada um, tem de estar presente em todos os momentos das lutas dos trabalhadores e seus sindicatos por uma vida mais digna.

Portanto, participar ativamente das assembleias e somar forças junto ao seu sindicato é o que definirá, em qualquer momento, as possibilidades de melhores conquistas. Se omitir ou  se calar na espera de que o esforço dos outros te traga benefícios pessoais é, no mínimo, covardia.

Participe! Some sua força individual à força do seu Sindicato que te representa diante dos patrões e faça com que esta força se transforme em vitórias para todos: este será o único caminho para continuarmos, todos juntos, garantindo direitos e melhores condições de vida e trabalho para todos.

 

Eliseu Silva Costa

Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo

 

Comments


bottom of page