Abril, mês metalúrgico
- Fedmetal
- 14 de abr.
- 2 min de leitura

Abril é muito importante para a categoria metalúrgica. No dia 30 deste mês, nosso Sindicato completará 62 anos. A data será comemorada na própria noite do aniversário, com homenagem aos sócios mais antigos.
Não haverá festas ou shows. Considero mais importante reunir amigos, homenageando os companheiros e companheiras que, desde a fundação, em 30 de abril de 1963, ajudaram a construir um Sindicato pleno de conquistas.
Ao longo desses 62 anos, o Brasil viu acontecer de tudo: o golpe contra Jango em 1º de abril de 1964, a cassação da nossa primeira diretoria, a intervenção no Sindicato e as perseguições políticas típicas das ditaduras.
Também nessas décadas, o País sofreu fortes abalos econômicos, trocou de moeda várias vezes, teve hiperinflação, viu a dívida externa explodir e os trabalhadores sentiram na carne as políticas de arrocho salarial, numa época em que o Fundo Monetário Internacional mandava em nossa economia.
É claro que essas crises abalaram o setor metalúrgico. Muitas empresas fecharam as portas, outras foram embora da nossa base, muitas demitiram em massa ou terceirizaram setores, gerando mais desemprego.
Mas o Sindicato sobreviveu. As sucessivas diretorias trabalharam duro, nossos funcionários vestiram a camisa e a categoria não abandonou seu órgão de classe.
Graças a esse esforço conjunto hoje temos sede no Centro de Guarulhos, subsedes em Mairiporã e Arujá, Clube de Campo com sete alqueires, Colônia de Férias no Litoral, uma escola ao lado da nossa sede, consultório odontológico, departamento Jurídico e muitos serviços pra categoria.
Não é soberba afirmar que somos um dos Sindicatos mais sólidos do País. Somos uma das entidades que mais conquistam pagamento de PLR - Participação nos Lucros e/ou Resultados, ampliando o poder de compra dos trabalhadores.
Nos últimos anos, a diretoria fez várias obras, realizou diversas melhorias, promoveu eventos, ampliou a ação na base e aumentou o número de sindicalizados. Também elegemos mais Cipas e temos conseguido eleger Delegados Sindicais.
Mas tudo isso foi realizado em meio a grandes dificuldades. Os problemas foram muitos, como o golpe que derrubou a Presidente Dilma, as Terceirizações, a Reforma Trabalhista de Temer, a Reforma Previdenciária de Bolsonaro e os ataques constantes ao custeio sindical.
Porém, lutamos e resistimos. E chegamos até aqui unidos e fortes. Portanto, vamos comemorar nossos 62 anos com alegria, fraternidade e esperança.
Josinaldo José de Barros
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos
Comments