Buscar

9º Encontro de Cipeiros do setor metal-mecânico promove ações preventivas

Debater ações de prevenção em prol da saúde e segurança dos trabalhadores para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, este foi um dos objetivos do 9º Encontro de Cipeiros do setor metal-Mecânico, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região em parceria com o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). O evento aconteceu no dia 27 de setembro, no Clube recreativo do Sindicato.

Estiveram presentes no evento Wagner da Silveira, Juca, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região; José Luiz Ribeiro, secretário municipal do Trabalho e Renda; Antenor Varolla, engenheiro de segurança do trabalho; Clarice Bragantini, coordenadora do Cerest; Marcos Ribeiro, presidente do Sintesp (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no estado de São Paulo); José Antonio Fernandes Paiva, presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba.

Segundo José Luiz Ribeiro, secretário municipal do Trabalho e Renda, “a Cipa precisa ser atuante dentro das empresas. O cipeiro atuante é fundamental para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável”, disse.

Com o tema “Os riscos invisíveis no uso dos telefones celulares”, o engenheiro de segurança no trabalho, Antenor Varolla, destacou que de acordo com alguns pesquisadores, o celular pode causar riscos de tumores celebrais, principalmente para usuários que utilizam o celular do mesmo lado da cabeça.

Já Marcos Ribeiro, presidente do Sintesp, falou sobre o sucateamento das Normas Regulamentadoras, importância do TST, Cipa e Sindicatos. Alessandro José Nunes da Silva, técnico de segurança no trabalho do Cerest, fez um panorama dos acidentes de trabalho no setor metalúrgico na região de Piracicaba, e citou exemplos de acidentes que ocorrem com interação de atividades, com movimentação de carga motorizada e manual, e manutenção mecânica e elétrica.

Para Wagner da Silveira, Juca, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, “é um encontro que tem como principal objetivo conscientizar os trabalhadores sobre a importância de assegurar melhores condições de segurança e saúde no ambiente de trabalho”, disse.

Homenagem

A diretoria do Sindicato, durante o 9º Encontro de Cipeiros, homenageou Antenor Varolla, que por vários anos exerceu a função de gerente regional do trabalho em Piracicaba, onde desempenhou um papel extremamente importante, em prol dos trabalhadores como também das empresas metalúrgicas.



Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba

FEDERAÇÃO DOS METALÚRGICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO 

Rua Pará, 66 - Higienópolis - São Paulo - SP - Tel.: 3217--5255

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
logo z.jpg